Prós e contras do carro elétrico BMW i3

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Prós e contras do carro elétrico BMW i3

O visual como é de se imaginar é impactante. Agora, imagine que não há motor nem alavanca de câmbio. Para incrementar o estilo, as portas traseiras só se abrem se as dianteiras estiverem abertas. As rodas são grandes, de 20 polegadas, mas os pneus são fininhos. Arremate o visual com um assoalho alto e um painel que poderia ter sido inspirado no minimalismo de móveis escandinavos.

Essa parece ter sido a fórmula utilizada para criar o i3, um carro que surpreende tanto quem está dentro quanto fora dele. Quem entra no hatch pela primeira vez certamente precisará de algum tempo para descobrir que aquele seletor giratório na haste do volante é o substituto da alavanca de câmbio. E também deverá demorar um pouco mais para constatar que o pedal de freio só será pressionado ocasionalmente. O do acelerador é polivalente. Pisou nele, o carro anda. Aliviou a pressão, ele praticamente para, o que reduz a necessidade de pressionar o do freio.

Dirigir o i3 requer praticamente reaprender a guiar. Sabe aquele hábito de tirar o pé do acelerador quando o semáforo fecha lá na frente? Se você fizer isso no i3, corre o risco de parar no meio do quarteirão.

Como há sistema regenerativo de frenagem, cujo funcionamento remete ao de um dínamo, é preciso manter a aceleração, mesmo que de leve. No começo, você estranha um pouco. Depois, passa a calibrar o pé e só usa o freio eventualmente (o que economiza as pastilhas).

Com motor elétrico de 170 cv e 25,5 mkgf a 75 rpm (praticamente a rotação do disco de vinil em vitrola antiga), a aceleração é instantânea. A BMW informa 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e máxima de 150 km/h. Mesmo em aclives íngremes, basta acelerar para o i3 disparar como se fosse uma descida.

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido
R$ 239.950 (i3 Rex Full)
Motor elétrico (cv)
170 a 4.800 rpm
Torque (mkgf)
25,5 a 70 rpm
Motor a gasolina
647 cm3, 2 cil., 8V
Potência (cv)
38 a 5.000 rpm
Torque (mkgf)
5,7 a 5.000 rpm

PRÓS E CONTRAS

PRÓS – DESEMPENHO
Hatch é rápido para acelerar. Vai de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos. E sem ruído.

CONTRAS – PORTA-MALAS
Com os motores (elétrico e a gasolina) ficam atrás, área para bagagem é de 260 litros.

Fonte: O Estadão

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